Contos de Òrun Àiyé

Por: Armando Cândido

14591663_545267372335910_7552684833097276550_n

Fala galera, tudo beleza?

Hoje vamos falar sobre HQ aqui no AS CORES DA BAIXADA. Recentemente tive o prazer de esbarrar nas redes sociais com um projeto maravilhoso do ilustrador baiano Hugo Canuto. Projeto esse que me lembra muito o curta metragem Oyá a Super Orixá, sobre o qual falei em uma postagem do antigo AS CORES DA BAIXADA.

16265322_1768110186837924_7676597738669214659_nContos de Òrun Àiyé traz para o universo dos quadrinhos histórias da mitologia Yorubá, para isso Hugo, que vivia há alguns anos em São Paulo, retornou para a Bahia (de todos os santos) para beber na maior fonte de ancestralidade africana que temos no Brasil e criar um projeto que, realmente, honrasse a tradição das religiões de matriz africana. Para apresentar de maneira artística e diferenciada a história dos orixás.

O ilustrador conta que ao longo dos anos de trabalho para criar o universo de Mayrube, muitas vezes buscou inspiração na história das civilizações do continente africano. Para poder concretizar o projeto ele recorreu – assim como muitos produtores culturais – ao financiamento coletivo por meio do site cartase.me, fico feliz em informar que o artista teve êxito em sua campanha, atingindo a meta de financiamento no último dia 13 de janeiro. Nas descrição do projeto Hugo conta um pouco sobre como foi para ele o processo de criação:

“Dei-me conta de que, apesar de viver no país que mais recebeu os povos da diáspora, sua contribuição para o nosso desenvolvimento e importância ainda é subestimada sob camadas de preconceitos. É necessário para entendermos nossa identidade como povo, e a lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da cultura afro-brasileira e africana se mostra fundamental, resgatando essa herança para as novas gerações”

Os Contos de Òrun Àiyé irá trazer as narrativas da cultura Yorubá, em formato de HQ, num álbum colorido com mais de 80 páginas. A trama completa será lançada ainda no primeiro semestre de 2017. (Aguardamos anciosos)

Por fim, o ilustrador afirma que “Este projeto acredita no mercado nacional de Hqs e nasce da vontade de produzir um material de qualidade, com preço acessível para o público.”

Posters de Contos de Òrun Àiyé

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Não seja tímido, deixe um cometário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s