O que esperar da encenação da fundação da vila de São Vicente em 2017

Fala galera, tudo certinho?

encenacao_23_01_025Hoje a noite (21 de janeiro de 2017) começam as apresentações da 35ª encenação da fundação da vila de São Vicente. Após a encenação “oficial” não ter sido realizada pela prefeitura em 2016, esse ano, o retorno das apresentações vão até o dia 25, serão 5 noites de espetáculo (uma a mais que o habitual) [errata: a encenação já  contou com 5 apresentações anteriormente. Agradeço ao Sérgio Lima que me passou a informação via Facebook] . Mas essa não é a única novidade, com o objetivo de chamar a atenção do público e economizar, em vez de contratar atores consagrados (globais) para os papéis de Martim Afonso de Souza e Ana Pimentel, a administração pública decidiu realizar um concurso para escolher, entre atores e atrizes da região, quem iria representar os dois personagens. Os vencedores foram escolhidos no último dia 8, em evento realizado na Titanium Music Hall. Esse tipo de concurso já havia sido realizado em 2012, porém na ocasião apenas o papel de Ana Pimentel estava em jogo.

Talvez você já soubesse de tudo isso, ou não. Mas a proposta aqui não é divulgar o retorno da encenação, ou o concurso para os atores principais, isso muita gente já fez! A ideia é refletir um pouco, junto com vocês, sobre o que iremos ver à partir de hoje nas areias da praia da biquinha.

rbson-e-isabelly
Robson B. e Isabelly I. Foto reproduzida de resenhando.com

Para essa reflexão vamos partir do evento, ou melhor do formato do evento, no qual Robson Barbosa e Isabelly Indaui foram escolhidos para interpretar Martim Afonso de Sousa e Ana Pimentel. Vale fazer aqui uma observação, não quero julgar o mérito ou o talento dos vencedores, pois nem mesmo conheço o trabalho de ambos para poder fazer alguma crítica.

A grande questão foram os critérios para a escolha dos vencedores. Segundo o site resenhando.com, Isabelly e Robson foram escolhidos entre outros 13 candidatos homens e 28 candidatas do sexo feminino, após todos se apresentarem ao público por duas vezes. Uma vez de traje de banho e outra com traje social.

Mas pera aí, pra mim isso tá parecendo mais um concurso de beleza que uma disputa para escolher os melhores atores para viver dois dos mais importantes personagens da história de São Vicente e do Brasil. Vocês não acham?

Não seria mais interessante, e até respeitável com a história e o público, se os candidatos tivessem interpretado uma ou duas pequenas cenas para que o júri pudesse avaliar não apenas a beleza, mas o TALENTO deles? Ou será que os organizadores tiveram medo de que os mais talentosos não fossem tão bonitos assim?

Ainda segundo o resenhando.com, Barbosa tem 30 anos, mora em Santos e é ator, já Indaui tem apenas 17 anos, vive em São Vicente e trabalha como modelo. Volto a afirmar que não estou julgando os atores, mas será que eles darão conta? O rapaz ao menos tem alguma experiência, já nossa Ana Pimentel além de pouca idade, parece não ter experiência como atriz.

A prefeitura e a secretaria de cultura de São Vicente podem estar dando um tiro no pé. Será que os critérios para esse concurso serão os mesmos para o governo de Pedro Gouveia? Dar ao povo coisas que encham os olhos independentes de terem ou não conteúdo?

Espero estar errado e queimar minha língua, ou no caso a ponta dos dedos… rs

Para Robson e Isabelly só tenho uma coisa a dizer, como se dizer no teatro: “MUITA MERDA PARA VOCÊS!!!”

E vocês oque acham? Estou esperando seus comentários.

Anúncios

Não seja tímido, deixe um cometário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s