Que tal viajar de graça nessas férias

Antes que vocês se animem gostaria de avisar que não estamos fazendo nenhuma promoção, sorteio ou distribuindo passagens ok!?

id-jovem_gradiente-principalNa verdade hoje vamos falar sobre uma novidade, nem tão nova assim, que descobri no finzinho de 2016. A Identidade Jovem, ou Id jovem, um programa social lançado em 5 de outubro de 2015, por meio de um decreto da então presidenta Dilma Rousseff.

Mas para que serve essa Id jovem? Quais o benefícios que ela serve?

Basicamente o programa garante mais acesso à cultura e mobilidade para jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar abaixo de dois salários mínimos (R$1891,60 em 2017). Então o jovem que se enquadra no perfil tem direito a:

1. Meia-entrada, que é o desconto de 50% no preço do ingresso cobrado para o público geral em eventos artísticos-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento (limitada a 40% do total de ingressos disponíveis para a comercialização)

2. Reserva de 2 vagas gratuitas e 2 vagas com desconto de no mínimo 50% (a serem utilizadas caso as vagas gratuitas se esgotem), nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Quem tem direito e como conseguir o Id jovem

backid_jovem_400x400Além de ter idade entre 15 e 29 anos e renda mensal familiar de até dois salários mínimos, o jovem também deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com os dados atualizados há menos de 24 meses.

Se o jovem não cumprir todos os critérios abaixo ele não poderá se incluir, ou pode ser excluído da condição de beneficiário do programa. As quatro possibilidade para isso são:

1. Ultrapassar a renda familiar de até dois salários mínimos;

2. Não possuir cadastro ou deixar de estar cadastrado no Cadastro Único;

3. Estar com as informações desatualizadas no Cadastro Único há mais de 24 meses;

4. Não estar compreendido na faixa etária dos beneficiários do Estatuto da Juventude, que é de 15 a 29 anos de idade.

banner_jovem1_371x546pxPara solicitar o cartão ID Jovem deve ser solicitado via internet, para isso o candidato virtual deverá incluir e validar seus dados no endereço eletrônico https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem ou pelo app ID Jovem.

Após a inscrição no programa o beneficiário deve solicitar a geração do cartão da ID Jovem com os dados pessoais e um QR Code individual. Caso esteja usando o aplicativo, o cartão ficará disponível para utilização no próprio app por 30 dias. Expirada sua validade, será preciso emitir novo cartão ID Jovem, quando serão novamente verificados os requisitos exigidos para ser beneficiário do Programa. Já quando o cartão for gerado pelo site, ele deverá ser impresso para utilização. Não há necessidade de se imprimir em cores ou em papel especial, mas ele também deve ser renovado a cada 30 dias.

Para ter acesso aos eventos esportivos e culturais ou gratuidade/desconto nos meios de transportes interestaduais, o jovem tem que apresentar o seu cartão ID Jovem tanto no ato da compra do ingresso ou bilhete, quanto na entrada do evento ou no embarque. O ID Jovem deve estar dentro do prazo de validade e acompanhado de documento oficial de identificação com foto.

Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

O Cadastro Único (Cadúnico) é um sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.

Entende-se por família de baixa renda aquela que possui renda mensal de até meio salário mínimo per capita; ou renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, que a soma de todos os salários do grupo familiar seja de até três salários mínimos.

É através do Cadúnico que o governo obtém dados que mostram a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Anúncios

Não seja tímido, deixe um cometário...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s